segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ferramentas Web 2.0

O uso das ferramentas sociais na educação são muitas e Hoje no Brasil o acesso a internet vem crescendo cada vez mais e o brasileiro gasta por media num mês 23 horas conectados a internet segundo pesquisa do GGI/BR . Entre esses conectados 79% fazem parte de algumas redes sociais e só vem crescendo a cada dia. Orkut e twitter são os que mais têm adeptos tendo em seguida o facebook com grandes número de pessoas que cresce a cada dia sendo que as redes sociais agregam hoje mais de 55 milhões de usuários . Nessa mesma pesquisa das redes sociais o faceebok cresceu 40% de março a julho de 2009 e o twitter deve um crescimento em 2008 de 1382% mostrando assim o poder que as redes sociais tem no Brasil.
Nesse pontos as ferramentas que vou falar por primeiro é o facebook que se trabalhado pedagogicamente se torna uma ferramenta de aprendizagem. Nesse ponto, quero enfocar no uso de dois recursos que o facebook, ou meu ver, tem um diferencial, ou seja, que quando algum membro da rede faz uma postagem, ou que ele ta pensando, toda rede de seus amigos podem ver essa postagem, sendo isso, um recuso que ao meu ver, pode desenvolver uma maior interação entre os alunos quando se trata de um assuntos em comum. Por exemplo, um professor passa uma pesquisa para a turma da sua sala, quando um membro faz uma postagem, todos que seguem podem ver e comentar, e todos vão ver o andamento das discussões conforme figura ao lado.

A postagem no facebook tem um tamanho máximo de 420 caracteres, por isso não é uma ferramenta de escrever longos textos e sim de falar de forma concisa e objetiva, podendo ter fotos, vídeos e links.

Outro diferencial é a criação de grupos, em que pode-se criar grupos com vários interesses e sim para estudo entre estudantes. Após, criado o grupo, convida os amigos, quem quer participar do grupo, definir o status do grupo, privacidade, etc. Aqui tem grandes vantagens por fazer algo exclusivo de um assunto que ser quer discutir, dentro da rede social. Assim, essa ferramenta pode ter sua potencialidade educativa se bem mediada pelos educadores.

A segunda ferramenta que contribui na aprendizagem é uma ferramenta muito utilizada é o SLIDESHARE. COM. Com essa ferramenta podemos criar várias possibilidades de uso, como criar postar apresentações em Power point, no wod, fotos e mandar o link para colegas, postar esse contudo em sites e principalmente em blogs. Tem a vantagem de ser uma ferramenta gratuita e que disponibiliza uma conta para os usuários poderem ter os seus materiais on line. Ao lado, segue uma foto da interface da ferramenta.







2 comentários:

  1. Querido Sergio:

    Parabéns pelo blog, ficou super atrativo!
    Sua amiguinha de blog do Educarede e mais nova seguidora!
    Quando tiver um tempinho, visite meu blog, deixe comentários, recados e sugestões, sua opinião é muito importante para que possamos melhorar sempre.

    Beijinhos de Luz!!!
    @ivanildamilfont

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PROFESSOR SÉRGIO!
    PARABÉNS PELO BLOG! O seu texto também fará parte do conteúdo do Blog : denagib.blogspot.com
    Claro, citando a fonte.
    Aguardo tua Visita.
    Abraços,

    ResponderExcluir