sábado, 31 de julho de 2010
Criando contorno em volta do texto com Gimp
1ª Passo: Vamos criar uma nova imagem. vá em arquivo-novo e crie uma nova imagem com o tamanho que você pensa em usar no seu trabalho.
Criei uma imagem por 455x225
pixels como mostra a imagem abaixo .
2ª passo: Selecione a ferramenta de texto e crie o seu texto fazendo a formatação que deseja: tamanho da fonte, tipo da fonte, cor e alinhamento conforme figura 2.
3ª Passo: Vá na camada de texto com botão direito do mouse duplique a camada.
4ª Passo: Na camada duplicada adicione alfa para seleção;
5ª passo: Vá agora no menu seleção e depois aumentar: coloque o tamanho desejado. No meu caso eu coloquei 5 pixels;
6ª Passo: Arraste a camada duplicada do texto para baixo que deve ficar como figura 3;
7ª Passo: Com essa camada selecionada vá na ferramenta preencimento, selecione a cor e clique no texto e pronto.
Seu texto deve ficar assim:
Utize as teclas Ctrl+Shift-A para tirar a seleção e coloque uma cor de fundo e salve no formato desejado, podendo ser png. A imagem final fica assim.
quinta-feira, 29 de julho de 2010
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Ferramentas Web 2.0
Nesse pontos as ferramentas que vou falar por primeiro é o facebook que se trabalhado pedagogicamente se torna uma ferramenta de aprendizagem. Nesse ponto, quero enfocar no uso de dois recursos que o facebook, ou meu ver, tem um diferencial, ou seja, que quando algum membro da rede faz uma postagem, ou que ele ta pensando, toda rede de seus amigos podem ver essa postagem, sendo isso, um recuso que ao meu ver, pode desenvolver uma maior interação entre os alunos quando se trata de um assuntos em comum. Por exemplo, um professor passa uma pesquisa para a turma da sua sala, quando um membro faz uma postagem, todos que seguem podem ver e comentar, e todos vão ver o andamento das discussões conforme figura ao lado.
A postagem no facebook tem um tamanho máximo de 420 caracteres, por isso não é uma ferramenta de escrever longos textos e sim de falar de forma concisa e objetiva, podendo ter fotos, vídeos e links.
Outro diferencial é a criação de grupos, em que pode-se criar grupos com vários interesses e sim para estudo entre estudantes. Após, criado o grupo, convida os amigos, quem quer participar do grupo, definir o status do grupo, privacidade, etc. Aqui tem grandes vantagens por fazer algo exclusivo de um assunto que ser quer discutir, dentro da rede social. Assim, essa ferramenta pode ter sua potencialidade educativa se bem mediada pelos educadores.
A segunda ferramenta que contribui na aprendizagem é uma ferramenta muito utilizada é o SLIDESHARE. COM. Com essa ferramenta podemos criar várias possibilidades de uso, como criar postar apresentações em Power point, no wod, fotos e mandar o link para colegas, postar esse contudo em sites e principalmente em blogs. Tem a vantagem de ser uma ferramenta gratuita e que disponibiliza uma conta para os usuários poderem ter os seus materiais on line. Ao lado, segue uma foto da interface da ferramenta.